- Área: 126 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: Ceramica A Mano Alzada, Grupo Puma, JUNG, Knauf, Roca, Strugal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao sudeste da cidade de Chiclana de la Frontera, dentro dos limites da área urbana, o terreno está muito perto do litoral e imergiu em um ambiente eminentemente residencial. A edificação proposta é de forma alongada, com o seu eixo longitudinal orientado na direção oeste-leste, paralelamente ao limite norte do lote e separada dele por 4 metros.
A disposição resultante da residência dentro do terreno se deve à busca pelos seguintes objetivos: posicionar a casa na área de menor inclinação do terreno; desenhar todo o programa em um mesmo nível; orientar a residência para o sul a fim de obter luz solar ideal; conservar dois grandes pinheiros existentes no vértice sudeste do terreno, posicionar o acesso, tanto de pedestres como de veículos, na zona mais acessível do terreno.
A zona diurna foi projetada com grandes aberturas para o pátio e para a área livre a fim de que, em épocas de clima estável, a sala possa ser considerada como um semi-espaço exterior e as circulações dentro e fora sejam fáceis, sem obstáculos e com uma variedade de rotas.
A integração da cozinha na sala de estar também possibilita a ventilação e iluminação proporcionada pelos grandes espaços da sala de estar, sem ter acesso direto a uma lavanderia externa, escondida da visão desde a sala de estar.
Os dormitórios estão voltados para o sul, de modo que recebem luz solar direta, enquanto o hall de distribuição, voltado para o norte, recebe luz indireta através de uma grande abertura horizontal protegida e filtrada por uma trama cerâmica.